sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Esgoto a céu aberto na Rua Paulo Pontes em Esteio







A presença de esgoto a céu aberto tem grande impacto na vida dos esteienses e pode causar alterações ambientais que certamente afetarão a população.

O mau cheiro de um esgoto a céu aberto e acúmulo de lixo na Rua Paulo Pontes, no Jardim Planalto em Esteio, tem revoltado vários moradores. A situação foi constatada pelos moradores que já cansaram de pedir providências urgentes para os órgãos responsáveis e até hoje o problema não foi resolvido.

Os moradores já não aguentam mais o esgoto a céu aberto na rua onde residem. O mau cheiro é insuportável, atrapalha a vida de todos e a proliferação de insetos e ratos preocupam em relação aos prejuízos à saúde. O problema já vem se arrastando há vários meses, sem que a Prefeitura de Esteio coloque alguma solução em prática. Moradores informaram que estão sempre telefonando para a secretaria "competente". Todos reclamam, mas a municipalidade não resolve o problema.

Quem passa pela Rua Paulo Pontes, uma das principais do bairro, identifica facilmente a água de esgoto jorrando. Segundo alguns moradores a rua onde residem é mais conhecida como “Rua da sujeira”, porque a fossa que tem por lá passa o ano inteiro vazando.

“O bairro em geral é abandonado pelo Poder Público, o lixo fica meses espalhados na via pública, os esgotos são precários e não há fiscalização. Estamos nos sentindo desprezados pelo Executivo. O pessoal e as máquinas da Prefeitura só aparecem quando chamamos a imprensa”, relata a doméstica Maria Olinda.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Arroio Esteio na ponte da Rua Bento Gonçalves






Pelo aspecto social, de saúde pública e prevenção, o Poder Público Municipal de Esteio deveria solucionar o problema de habitação, do lixo, esgoto direto no arroio e o mau cheiro, com a construção de galerias para evitar a poluição, proliferação de ratos e insetos. Seria uma conquista merecida para a população que mora nas proximidades do Arroio Esteio, refletindo em crescimento da qualidade de vida de toda a comunidade esteiense.

É apavorante o que está acontecendo com as águas do Arroio Esteio, que atravessa toda a cidade. Lá, muitas pessoas despejam todo o tipo de dejetos, que vão diretamente para o Rio dos Sinos. Algumas empresas também colaboram com poluição industrial, óleos e detergentes. Alguns moradores chegam a dizer que o arroio está contaminado por metais pesados, apontam a Petrobrás como uma das poluidoras ambiental. A comunidade esteiense é quem paga com a falta de políticas públicas e deveria se manifestar, exigindo das autoridades, um basta a tudo isto.

A população esteiense, nos últimos anos, cresceu enormemente as margens do arroio o que isso significa mais lixo que acaba, muitas vezes, nos arroios, nas sangas e nos próprio Rio dos Sinos. Acompanhamos a retirada da areia das margens e do leito, vimos, ao longo dos anos, o desmatamento e tantas outras ações que foram fazendo dos Arroios Esteio e Sapucaia, sangas e do Rio dos Sinos, um triste caso de decadência ambiental. Certamente que muitos são os responsáveis, pode-se dizer que toda a comunidade e todos os governos.

Esteio: sanitários públicos


















O Clíck indiscreto, hoje, dia 25/08/09, registrou que os sanitários públicos da praça defronte a Escola Municipal de Ensino Fundamental Edwiges Fogaça, em Esteio, estão completamente abandonados. Atualmente eles são os mais sujos, entre todos os outros que ainda existem nas praças da cidade. É impossível adentrar em qualquer local sem sujar os sapatos com urina e fezes. Os vasos sanitários sumiram e os sanitários públicos, agora servem de dormitório para mendigos, andarilhos que estão "vivendo" no local, fazendo suas refeições e necessidades fisiológicas no chão. O local também serve para, entre outras coisas, consumo de entorpecentes.

É uma vergonha para o município de Esteio a “Cidade mais Humana”, que ainda existam sanitários públicos, no centro da cidade em tamanho estado de abandono. O sanitário da praça pública, defronte a Escola Fogaça, de Esteio estão extremamente fétidos, infectos, contaminados e malcheirosos.

A pessoa que procura os sanitários das praças esteienses para poder fazer suas necessidades fisiológicas, encontra os prédios, quando existem, interditados por grades de ferro ou pela grande quantidade de lixo, com cheiro insuportável.

Veja nas postagens anteriores (nesse Blog) – Abril/2009 - Sanitários públicos em Esteio: É uma V-E-R-G-O-N-H-A!

Expointer: pessoas e pedras em baixo do viaduto da BR 116





















Depois da polícia e das pedras os mendigos voltaram, estão lá, embaixo do viaduto da BR 116, defronte ao Parque de Exposição Assis Brasil - Expointer, no centro do município de Esteio.

Não adiantou nada chamar a polícia e colocar enormes pedras para impedir a presença das pessoas carentes, em baixo do viaduto, durante o período da Exposição Internacional. Eles (fotos), que são vítima da desigualdade social e da falta de perspectivas, não são os únicos moradores de rua que adotaram o viaduto da Expointer como lar. O local é inadequado, sujo, barulhento e inseguro e agora cheio de pedras. No entanto, eles estão lá, alegando que aquela é a única perspectiva de vida que ainda lhes sobra.

Homens, mulheres e crianças usam o outro viaduto, próximo a Expointer/Petrobrás, na divisa com o município de Canoas como moradia. Eles vivem há vários anos naquele local, em condições sub-humanas e nenhum órgão do governo do Estado ou do município de Esteio – “Cidade mais Humana”, até hoje tomou alguma atitude preservando a dignidade destes necessitados.

A rotina da família se resume a pedir dinheiro para comprar comida e tentar sobreviver. Eles não têm moradia, dinheiro e, ás vezes, falta até comida. O que ainda resta, no entanto, é a dignidade e a esperança de continuar sonhando com dias melhores.

Seria bem melhor esquecer a polícia e as pedras, mobilizando as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Habitação, para atender às necessidades destes moradores de rua que não dispõem de recursos suficientes para sair desta situação, encaminhando em algum programa de habitação popular, orientando para um programa de qualificação profissional e incluindo em alguns programas da rede sócio-assistencial. Afinal, o que eles necessitam é de inclusão social, não de pedras ou polícia.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cartão de visitas do município de Esteio

























Abandonados pelos donos, cachorros vira-latas passam o dia inteiro, manhã, tarde e noite, perambulando e “decorando” o cento de Esteio.



Um olhar mais atento verifica-se; que alguns animais estão visivelmente doentes, pelos caídos, unhas crescidas, e ferimentos no corpo. Num trajeto de pouco menos de 100 metros entre o Paço Municipal e a estação do metrô de superfície – TRENSURB, foi possível fotografar, hoje 21/08/2009, em apenas 3 minutos (das 08h 37min. às 08h 40min.) vários cães no passeio público, sob o olhar complacente e irresponsável do Poder Publico. Novas fotos: segunda-feira, dia 26/08/09).