sábado, 9 de outubro de 2010

Cadeira entope tubulação e água arrasta o lixo até a via.



O clíck indiscreto do dia-a-dia, no início do ano postou fotos da cadeira obstruindo a passagem dos líquidos e dejectos pelo bueiro. Ela ainda está lá, vários meses depois.
 
A cadeira jogada no arroio, nas proximidades de um cano poderá causar sérios danos aos moradores. O maior problema é o entupimento das linhas de tubo, que ficam impedidas de escoarem as águas da chuva. O volume da cadeira é grande, entope o cano, ocasionando alagamentos e causando problemas à população. 
 
O entulho descartado em terrenos baldios, nas ruas, nas tubulações e bocas-de-lobo ainda causa mais danos para quem tem sua casa invadida pelas águas, levando o prejuízo de alimentos, roupas, móveis, eletrodomésticos e outros produtos. Ás vezes é a mesma pessoa que jogou o lixo no terreno baldio que reclama da enchente.
 
Não é só cadeira que é jogada nos arroios, sangas e valos. Encontramos também outros objetos inusitados. Achamos sofás, madeiras, pneus de bicicleta, moto, automóvel e caminhão, garrafas plásticas, embalagens de leite, de supermercado e de sucos, peças e acessórios de veículos, quadro de motocicleta e animais mortos.

O entupimento dos canos de esgoto causa inúmeras adversidades, prejudicando a cidade e a população. Alguns munícipes insistem em achar que o entulho colocado num terreno baldio, no fundo de casa, ou jogado na via pública não causa problema pra ninguém. Infelizmente a Prefeitura de Esteio, ultimamente vem demonstrando um descaso com a limpeza urbana e o meio ambiente da cidade.
 
Em Esteio faltam conscientização e fiscalização da população que joga lixo na via pública. A população deveria colaborar com a limpeza e, conseqüentemente, com o desenvolvimento do município. A prefeitura também não faz a sua parte, não tem um trabalho eficiente de coleta de entulho para passar pelos bairros e vilas pelo menos quatro vezes ao mês. Não tem depósitos de resíduos sólidos e aterro sanitário. Não faz a limpeza diária das vias, a coleta do lixo em todos os recantos da cidade, ou seja, não possuí infra-estrutura e não demosntra muito interesse para deixar a cidade sempre limpa.

Nenhum comentário: