sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Em Esteio o descarte inadequado do lixo doméstico é um problema ainda sem solução


 O segundo ano da administração municipal de Esteio está chegando ao seu final e as imagens do lixo espalhado pela cidade se misturam entre as poucas belezas naturais que ainda existem. Infelizmente, sem fiscalização o descarte inadequado de lixo doméstico, por aqui continua  sem solução.

Para a maioria dos esteienses que não saem de casa regularmente, que não transitam pelos bairros e vilas ou não tem um olhar mais aguçado do seu redor, não se dá conta do tamanho do problema do lixo espalhado, inclusive no centro da cidade. As imagens mostradas no Clíck indiscreto do dia-a-dia durante o ano de 2009 e 2010 mostram a realidade, mas não chegam nem perto de apresentar a totalidade do que está ocorrendo com o precário serviço limpeza urbana, meio ambiente e vigilância em saúde de Esteio.

Primeiro que o município não tem aterro sanitário, mais o agravante de que parte do lixo produzido aqui é descartado na via pública ou terrenos baldios, por pessoas teoricamente com alguma cultura, boa posição social e situação financeira privilegiada. A própria administração municipal não dá bom exemplo! Vários terrenos baldios de propriedade do município estão completamente abandonados, sem calçada e muro, servindo para depósito de lixo. Vejam as fotos (abaixo). Imagine a outra parcela da população que muitas vezes não tiveram a chance de concluir o ensino fundamental, são pobres e tem que conviver no meio do lixo depositado pelos outros.










O descarte inadequado do lixo doméstico é um problema ainda sem solução para a prefeitura de Esteio. O lixo abandonado clandestinamente, inclusive nas áreas de terra que pertencem ao município de Esteio, (fotos acima) geram mau cheiro, proliferam insetos, roedores e os animais mortos transmitem vários tipos de doenças. Basta qualquer chuva e todo esse lixo vai entupir os bueiros, causando várias inundações.

Muitos esteienses estão indignados com a situação do lixo espalhado nas ruas e terrenos baldios, principalmente nas Barreiras. Dizem que são lembrados por políticos que vão atrás do seus votos no período eleitoral, mas depois de eleitos não lembram dos  problemas deles.

Nenhum comentário: