sábado, 9 de outubro de 2010

Jogar lixo ou entulho na via pública é crime, em Esteio... sem punição.

 Fotos do lixo descartado na Rua Bento Gonçalves, centro de Esteio.
É proibido jogar lixo na rua. Mas, em Esteio quem respeita? A falta de educação, fiscalização, punição e o descaso com a lei se repetem diariamente na cidade.

A Prefeitura de Esteio deveria fazer uma investigação sobre os caminhos que o entulho e o lixo percorrem até chegar as ruas, praças e outros locais públicos da cidade.  O lixo é descartado irresponsavelmente sobre o asfalto, terrenos baldios e calçadas, e de lá para os bueiros, quando chove. É o exatamente o lixo que ajuda a provocar os alagamentos que ocorrem na cidade.

Uma parcela da população de Esteio, certamente não sabe que Jogar lixo e entulho na via pública é crime ambiental.  A pessoa ou empresa que autoriza o recolhimento do entulho ou lixo (na carroça ou caçamba), que é despejado em local proibido, desrespeitando a lei, também tem a mesma responsabilidade de quem despejou.

Em Esteio, várias ruas e avenidas, inclusive na zona central da cidade, estão tomadas por lixo e entulho.  Há muito lixo, animais mortos, restos de construção, pedaços de móveis, fogão inteiro, parte de veículos, restos de televisores, computadores, pneus, lâmpadas, entre outros. Têm locais que até parece ser um mini aterro sanitário.

A Secretaria de obras e Limpeza Urbana de Esteio, ás vezes – não muito seguido - aparece e retira o lixo, mas no dia seguinte o pessoal joga mais lixo e vão embora. ”O povo bota a prefeitura tira, há vários anos assisto a este filme da janela da minha casa. Eles estão tonteando o pessoal da prefeitura!”, disse o estudante Marlon.

Parece que a Rua Bento Gonçalves (fotos), zona central da cidade e as barreiras, para citar apenas dois exemplos, se tornaram grandes depósitos clandestinos de lixo.  Existem várias outras ruas em Esteio que não da para caminhar na calçada, obstruída pelo entulho. O problema é que não existe orientação e placas para avisar que isso é crime, com pena de até cinco anos de prisão, muito menos fiscalização para inibir os “bota-foras” criminosos.

Em Esteio há muitos outros pontos de descarte de lixo, animais mortos e entulho, que abrigam montanhas de lixo. Além de ser crime, descartar lixo na via pública causa muitos outros problemas. Os ratos, as baratas, os mosquitos e a água, por exemplo, invadem as casas nas proximidades dos lixões

Segundo um catador de lixo reciclável, um dos “bota-foras” ele não tem licença da prefeitura para recolher entulho. “Estou fazendo pela vida, é melhor botar o lixo por aí do que andar roubando”, justificou.  Operando na clandestinidade a grande maioria não tem orientação, cadastro ou licença para recolher o lixo. Eles não têm autorização para transportar nem pra coletar nem para levar entulho para o aterro ou depositar na via pública ou terreno baldio. “Eu não consigo nem entrar no aterro, que é muito longe, porque não tenho autorização. Por isso que eu descarrego aqui nas barreiras”, explicou o João “bota-fora”.

Nenhum comentário: