sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Lixo eletrônico descartado defronte escola em Esteio







(Fotos capturadas em Esteio, dia 27 de outubro de 2010)

Por falta de fiscalização grande quantidade de lixo eletrônico continua sendo descartado no passeio público, defronte a escola Eva Karnal em Esteio.

  Os eletrônicos (fotos) jogados fora, defronte uma escola em Esteio poderão prejudicar o meio ambiente, porque são produzidos com substâncias nocivas, e uma vez que foram descartados de forma incorreta, em local que não é apropriado tornam-se problema de maior gravidade

O Clíck indiscreto do dia-a-dia em 28/03/2010 já abordou a questão do lixo eletrônico descartado no passeio público defronte a Escola Municipal Eva Karnal Johann, assunto que continua preocupando cada dia mais à comunidade que reside no bairro, trabalha ou estuda na escola. O lixo eletrônico continua sendo descartado no mesmo local colocando em risco as crianças que transitam pelo local. É preciso alertar as autoridades municipais e, principalmente a população para o cuidado na hora de descartar esse tipo de material no meio ambiente.

Muitos esteienses desconhecem o impacto dos resíduos eletrônicos formado por artigos eletrônicos que não podem mais ser utilizados, como  televisores, notebooks,  computadores (PCs),  impressoras, câmaras  digitais, celulares, MP3 player, microondas, geladeiras, entre outros  que são descartados em Esteio.  A prefeitura, pelo que parece, não sabe que medidas podem ser tomadas para prevenir o descarte clandestino, na via pública, dos eletrônicos usados.






 

Alguns aparelhos eletrônicos que não têm mais serventia estão sendo descartados junto com outros lixos comuns na via pública, defronte a escola é um dos maus exemplos. No local, aos poucos está se formando um novo lixão “clandestino”.
Segundo os maiores especialistas o lixo eletrônico descartado em local inadequado pode causar sérios danos ao meio ambiente devido à grande quantidade de metais pesados, como: alumínio, arsênio, cádmio, cobre, mercúrio, cromo, níquel, prata, manganês, bário zinco, chumbo, titânio e esses metais, ao serem jogados na via pública, vão se deteriorando com o passar do tempo, levando à contaminação do solo, rios e lençóis freáticos, causando sérios danos a saúde pública através da contaminação dos alimentos, da água e do ar.
(Fotos capturadas em Esteio, dia 27 de outubro de 2010)

Nenhum comentário: