sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O Hino oficial de Esteio e a Canção da Criança esteiense

O “Hino de Esteio” e a “Canção da Criança esteiense”, letra e música de autoria da compositora Lufre Araújo Gaya, gravação do estúdio Isaec, foi proporcionada pela Comissão Organizadora dos festejos comemorativos do XX aniversário de Emancipação política e administrativa do Município, em 1975, com a interpretação dos “Pequenos cantores do Colégio La Salle de Esteio e Banda Marcial do 9° BPM da Brigada Militar.

A Câmara de Vereadores de Esteio recebeu, a título de colaboração, no ano de 1961 a composição musical de uma marcha exaltando o Município de Esteio de autoria da funcionária pública municipal e compositora esteiense Lufredina Araújo Gaya. Segundo dona Lufre, como era conhecida, “O hino foi enviado para a Câmara Municipal, como uma contribuição no sentido de exaltar o município, sem a pretensão de vê-lo transformado em Hino de Esteio”.

      Naquele ano houve a primeira execução pública do hino na inauguração da Rádio União, cantada pelos alunos da Escola Tricentenário La Salle, acompanhados pela Banda do 19° Regimento de Infantaria, atual 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz) - Leão da Serra, de São Leopoldo.


A proposição apresentada pelo vereador Fausto Candiago, no mês de abril de 1963, foi aprovada pelo Legislativo e a Lei Municipal de  nº. 427/63, oficializando a referida composição como Hino de Esteio, sancionada pelo presidente Darcy Zolin. Isto aconteceu devido ao veto do então prefeito Galvani Dorneles Guedes, que recusou a Lei que oficializava o Hino de Esteio. A Câmara Municipal de Esteio rejeitou o veto do prefeito e promulgou a lei transformando a marcha da dona Lufre no hino oficial do município, a partir do dia 14 de maio de 1963.

Galvani Dorneles Guedes, prefeito na época, justificou o seu veto pelo fato de não ter havido concurso público para escolha do hino; segundo ele, um concurso ensejaria que outros compositores pudessem disputar com suas criações.

A gravação do disco (fotos) contendo no lado – A, o “Hino de Esteio” e lado – B,  “Canção da Criança esteiense” de autoria (letra e música) da compositora Lufre Araújo Gaya, foi do estúdio Isaec – gravações e produções, proporcionada pela Comissão Organizadora dos festejos comemorativos do vigésimo aniversário de Emancipação política e administrativa do Município, com a interpretação dos Pequenos cantores do Colégio La Salle de Esteio e Banda Marcial do 9° BPM da Brigada Militar. Em 1975.

O trabalho contou com a colaboração especial do então prefeito municipal Juan Pio Germano, diretora do ensino Hilda Gavene Dias, irmão lassalista Valentim Sarturi e professoras Sirlei Dias Gomes, Maria Rocha Pepe e Jane Batista Pacheco.



      Hino de Esteio
     
Autora - letra e música: Lufredina Araújo Gaya

         Esteio do Rio Grande e do Brasil
         Nós havemos de lutar por tua glória
         Cidade do trabalho e do progresso
         És um exemplo de civismo e de valor
         Sacrário estrelado és Rio Grande
         Tu prometes um belo porvir
         Cobrindo um recanto
         Da Pátria gentil
         Tu vibras em nossos corações

         Marchai comigo
         Cantando com ardor este hino
         Olhai para a frente
         Por um futuro independente
         Todos unidos
         Enalteçamos a nossa terra

         Com emoção e ternura te saudamos
         Esteio do Brasil
         Com emoção e ternura te saudamos
         Esteio, Esteio do Brasil.

     

     Ouça aqui e agora o Hino de Esteio.
      Basta clicar no link do primeiro Gadget - lado esquerdo da página do blog.

Canção da criança esteiense
Autora - letra e música: Lufredina Araújo Gaya

Brilha o sol nas planícies infindas
Resplandece minha terra querida
Eu te adoro em cada alvorecer
Linda cidade que me viu nascer
Canto a glória do teu passado
A presente glória industrial
Hoje crianças, futuros bacharéis
Deixaremos a teus pés
Nossos lauréis.
Tu és Esteio meu berço de criança
É pujança de um povo varonil
Com tanto amor eu canto esta canção
Trás alegria ao meu coração
Tu é Esteio anseio de progresso
E neste versos eu quero te exaltar
Terra gaúcha, meu orgulho meu altar
Eu me sinto tão feliz por te amar.
(Bis) As crianças brincando
Sob o céu do Rio Grande
As crianças te amando
Oh! Meu Brasil.

Um comentário:

Professora Adriana Mello - Psicopedagoga disse...

Eu amo o nosso hino esteiense, porém não posso deixar de exaltar a canção da criança esteiense, é linda e de um extremo bom gosto!