terça-feira, 30 de agosto de 2011

O ex-Prefeito de Esteio Vanderlan Vasconselos será homenageado na 34ª Expointer 2011.


Vanderlan Vasconselos ex-Prefeito de Esteio e atual Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado do Rio Grande do Sul.


 Além do ex-Prefeito Vanderlan, serão agraciados Heitor Schuch, presidente da federação na época, o ex-governador Olívio Dutra e o ex-secretário da Agricultura José Hermeto Hoffmann.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) marcará com festa e homenagens o ano em que  completa 13 anos que a agricultura familiar chegou à Expointer.  Em 1999, de forma modesta, com 30 bancas instaladas embaixo de uma lona, começava a participação do setor na feira. Hoje é um sucesso e conta com 247 agroindústrias.  Em festividade, que será realizada nesta quarta-feira, dia 31 de agosto de 2011 às 19 horas, a FETAG, terá uma noite de homenagens, onde estarão o ex-governador  Olívio Dutra, o ex-secretário da Agricultura José Hermeto Hoffmann, o Deputado Estadual Heitor Schuch, presidente da Fetag na época e o então prefeito Vanderlan Vasconselos.



Fetag está preparada para a sua 12ª participação Expointer 2011.

A maior feira da Agropecuária da América Latina – a Expointer - alcança neste ano a sua 34ª edição. Ela será realizada durante os dias 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Fetag estará participando pela 12ª vez na condição de copromotora e estará presente na Casa da Fetag e no Pavilhão da Agricultura Familiar com um estande institucional, bem como organizando e apoiando a presença de mais de 125 agroindústrias, artesanatos da agricultura familiar e mostrando experiências exitosas de 13 escolas do meio rural. O presidente da Fetag, Liberalino Lucena,, está projetando uma grande visitação de agricultores familiares na Expointer, seja em busca de conhecimento, de novas tecnologias ou simplesmente visitando os pavilhões.  E por falar em visitação, os associados dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais organizados em excursões terão acesso gratuito nos dias 31 de agosto, 1° e 2 de setembro.



Confira a Agenda da Fetag na Expointer 2011.

Dia 29/08 14h - Lançamento do Jornal Especial da Fetag com as Experiências Exitosas da Educação do Campo no auditório do Pavilhão da Agricultura Familiar;
Dia 31/08 – 9h – Sustentabilidade Ambiental e Agricultura Familiar como Estratégia para o Enfrentamento da Erradicação da Pobreza no Brasil na Casa da RBS; 

Dia 31/08 – 19h – Fetag presta homenagem ao ex-governador Olívio Dutra, ao ex-secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, ao ex-prefeito de Esteio, Vanderlan Vasconcelos, e ao ex-presidente da Fetag, deputado Heitor Schuch, pelo desenvolvimento da agricultura familiar, especialmente na construção de 12 anos de trabalho na Expointer, no Pavilhão da Agricultura Familiar;
Dia 1°/09 9h - Seminário da Previdência Social no auditório do Pavilhão da Agricultura Familiar; e
Dia 03/09 – 9h - Reunião com direção da Fetag e Cooperagroart.

Destacamos a histórica conquista para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura - Fetag, que, em 1999, pela primeira vez em 35 anos de Expointer, passou a ser co-promotora do evento, juntamente com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e entidades tradicionais como a Farsul.  A Fetag conseguiu levar para o Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio, à diversificação do meio rural gaúcho e o potencial da agricultura familiar, responsável por 27% do PIB do Estado e considerada a maior produtora dos alimentos que vão á mesa dos gaúchos, movimentando mais de R$ 1 milhão a cada edição.



Fetag-RS aguarda visita de 8 mil agricultores familiares na 34ª Expointer



A maior feira da Agropecuária da América Latina – a Expointer -alcança neste ano a sua 34ª edição. A feira acontece durante os dias 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A exemplo de anos anteriores, a Fetag, na condição de copromotora, estará presente na Casa da Federação e no Pavilhão da Agricultura Familiar com um estande institucional, bem como organizando e apoiando a presença de mais de 125 agroindústrias, artesanatos da agricultura familiar e mostrando experiências exitosas de escolas do meio rural.


O presidente da Fetag, Elton Weber, participou na quarta-feira, 27/7/2011, do lançamento oficial da Expointer 2011, no Armazém B do Cais do Porto, em Porto Alegre, ocasião em que ressaltou a importância da agricultura familiar no contexto da feira, que desde 1999 conta com a participação dos trabalhadores rurais. “Mais de 8 mil agricultores familiares estarão visitando a Expointer, seja em busca de conhecimento, de novas tecnologias ou simplesmente visitando os pavilhões”, projetou.

Já o assessor de Política Agrícola e Agroindústria da Fetag, Jocimar Rabaioli, acredita que a cada nova edição da exposição, a presença das agroindústrias e dos artesãos ligados à Federação têm mostrado muita competência e extrema qualidade na produção de uma diversidade de alimentos e artesanatos. “Em função do aumento de expositores, a Fetag dará prioridade à participação de empreendimentos que pela primeira vez irão a Expointer”, justifica.

Os dias de visitação gratuita para os associados dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais organizados em excursões serão 31 de agosto, 1° e 2 de setembro. Os alunos terão acesso livre pelo portão Nº 6, nos dias 29 e 30 de agosto, desde que acompanhados de seus professores. (Fonte: Fetag-RS)




Câmara de Esteio aprova passe livre aos portadores de doenças crônicas. Matéria segue para sanção do Executivo


Vereador HarriZanoni, PSB de Esteio, autor do benefício.
As pessoas portadoras de doenças crônicas como insuficiência renal, soro positivo, hemofilia, câncer, além de esclerose múltipla, transplantados, hansenianos, ostomizados e portadores de mucoviscidade poderão receber o benefício do passe livre em Esteio. 

A iniciativa do vereador Harri Zanoni (PSB), foi aprovada em plenário na última terça-feira (23). A medida altera a lei 4.407/07, que dispõe sobre o benefício da gratuidade no sistema de transporte público e de circulação na cidade. De acordo com Zanoni, este benefício já existe para os portadores de deficiência física, mental e auditiva. Com a proposta, que foi encaminhada ao Executivo para sanção, serão beneficiados àqueles que possuam renda mensal própria ou inferior a 2,5 salários mínimos e que não seja proprietário de veiculo automotor e tenham como único meio o sistema de transporte público. Além disso, precisam estar cadastrados junto à secretaria de Ações e Segurança Pública e que tenham passado por perícia médica realizada por profissional do sistema Único de Saúde (SUS).


 

domingo, 28 de agosto de 2011

Lixo descartado na Travessa (da Vergonha) 76, esquina rua Osvaldo Jesus Vieira, em Esteio

Sem comentário.
Os pedestres que são obrigados a transitar pela ”rua da vergonha”, digo, travessa 76 ou  Bouqueirão 1, esquina rua Osvaldo Jesus Vieira (Mestre de Esteio), comparam com o caminho para o inferno que também é pavimentado pela administração municipal, digo, de boas intenções.

Em Esteio muitos resíduos de lixo doméstico são lançados diariamente no meio ambiente sem o menor cuidado. O destino final de grande parte do lixo é à beira do arroio, sanga, passeio público e terreno baldio, inclusive alguns de propriedade do Município. Por aqui, pelo que parece, não existe educação e muito menos fiscalização. Será que os nossos políticos  e administradores municipais não desejam perder votos?

A travessa 76, mais conhecida como "rua da vergonha", "travessa bouqueirão 1" ou "rua do lixo", que já foi muito utilizada pelos moradores da região. Atualmente, nos dias de chuva não passa nem carroças. Em vários trechos os buracos, o barro e a grande quantidade de lixo acomulado no local demonstram o tempo que não trecebe ra visita da fiscalização, do ecolhimento  ou qualquer tipo de manutenção por parte do poder público.

Imagens capturadas no dia 27 de agosto de 2011, em Esteio.
 Esteio possui várias áreas onde a população descarta lixo e já estão comprometidas por causa dessa prática. Sem nenhuma fiscalização, controle sanitário ou ambiental, o lixo espalhado pela cidade poderá acarretar graves problemas de saúde pública, principalmente os relacionados com a proliferação de doenças.

Imagens capturadas no dia 27 de agosto de 2011, em Esteio.
A nova lei proíbe tanto o lançamento de resíduos sólidos ou rejeitos a céu aberto. O mundo mudou e cresceu a preocupação ambiental nos diversos setores da sociedade, mas em Esteio o governo, por falta de orientação e fiscalização, não está contribuindo para a mudança deste cenário lamentável.
Em momento de chuva não tem quem passe nesta "rua" por causa dos buracos, lixo e do volume de água. Moradores dizem que estão se mobilizando para cobrar uma atitude da administração municipal de Esteio.

Em péssimas condições, da maioria das ruas de Esteio se tornam transtorno e prejuízo para empresas, motoristas e pedestres que criticam a má conservação e o descaso da municipalidade.

Rua da vergonha em Esteio: "Pedaço de mau caminho". Imagens capturadas no dia 27 de agosto de 2011, em Esteio.

Moradores da Travessa 76 reclamam que pessoas de outras regiões descartam o lixo no local. Será que existe uma forma de exigir que a fiscalização do Poder Público Municipal tome alguma atitude U-R-G-E-N-T-E?


O lixo que é descartado irresponsavelmente na via pública, em local totalmente impróprio, isto é, em terrenos baldios que são transformados em depósitos clandestinos de lixo. Esses lixões espalhados pela cidade deveriam ser totalmente extintos.  Os esteienses deveriam lutar e exigir das autoridades, a qualquer custo, uma solução definitiva para este sério problema.

Os lixões de Esteio estão espalhados por várias ruas, inclusive nas zonas centrais da cidade. Eles atraem cães abandonados que passam a se alimentar dos restos de comida encontrada no lixo, o não deveria ser permitido em uma cidade que quer ser mais humana. Somente a total erradicação dos lixões esteienses poderá solucionar definitivamente essa triste realidade.

No ano de 1981, quando foi criada no Brasil a Política Nacional de Meio Ambiente, já era previsto que despejar resíduo de qualquer material no meio ambiente é crime ambiental. Infelizmente, apesar disso, em Esteio por falta total de fiscalização, pelo que parece a lei não produziu grandes efeitos até hoje.




Uma rua quase intransitável, em Esteio















As imagens acima foram capturadas dia 27 de agosto de 20011, em trecho de uma rua no Município de Esteio.
Os primeiros buracos da rua apareceram nos primeiros dias de 2009 muitos deles, naquela época, ainda eram poucos e pequenos. Alualmente alguns são grandes e já se tornaram nossos velhos conhecidos, que vão e voltam periodicamente. Tem gente que até já acostumou com eles.

Por maior que sejam os buracos esteienses em que você se encontra ou encontre você, inclusive no centro da cidade,  pense no lado positivo; por enquanto, você poderá estar dentro de um buraco, mas ainda não há terra em cima.


Terreno de propriedade do Município de Esteio é transformado em depósito de lixo.

Em Esteio, o lixo toma conta de uma grande área de terras de propriedade do Município, reservada para a construção de uma Unidade Municipal de Saúde, que infelizmente nunca saiu do papel. Localizado na rua Novo Hamburgo, esquina das ruas Mário Cutruneo e Percival Lisboa o terreno da prefeitura serve como depósito de lixo.
 
Há vários anos o lixo toma conta do terreno baldio (sem calçada, muro ou cerca) na rua Novo Hamburgo e é espalhado pela via pública. No local encontramos animais mortos e muita sujeira que pode ter consequências graves para a saúde da população.



Lixo toma conta de terreno baldio e calçadas nos bairros, Explanada e Vila Olímpica, em Esteio.
As imagens acima foram capturadas no dia 27 de agosto de 2011, em uma área de terra de propriedade do Município de Esteio na rua Novo Hamburgo, esquina  das ruas Mário Cutruneo e Percival Lisboa, que está completamente abandonada, sem cerca e calçadas.


Esse é apenas só mais um da centena de casos, que constatamos em cada bairro ou vila de nossa cidade. Agora a população de Esteio quer saber se a culpa é de quem joga o lixo na via ou de quem deixa livre para jogar?



Lixo toma conta do Bairro Claret, em Esteio.

Depois da Vila Barreira, Votoran, São José, Teópolis, Osório, Santo Inácio, Olímpica... o Parque Claret é um dos bairros mais abandonados pelo serviço municipal de limpeza urbana. Ruas com lama em cima do asfalto, boeiros sem tampa, cratera enorme sem recuperação e sinalização, além de muito lixo espalhado por todas as ruas e calçadas. 

Alguns moradores estão revoltados com a situação do lixo descartado  nas ruas, por pessoas que não residem no bairro. Não parece, mas é um bairro residencial na zona urbana do Município. Percorrer as ruas do Parque Claret é uma aventura diária para os moradores que  acompanham a falta de fiscalização, o descaso e o abandono do Poder Público.

Ruas cheias de lixo, mato alto por todo canto, limpeza precária, falta de segurança e fiscalização. Uma situação que revolta alguns moradores do Parque Claret, em Esteio.
A falta de manutenção das vias públicas, em geral também são alvos das reclamações de quem vive no bairro.



Todas as fotos acima foram capturadas no dia 27 de agosto de 2011, no Parque Claret, em Esteio

A equipe do Clíck indiscreto do dia-a-dia visita periodicamente o bairro Parque Claret e nunca falta reclamações. A realidade é parecidas com a vivida por moradores de outros bairros e vilas de Esteio. Os setores de obras, limpeza urbana, saúde, segurança e fiscalização recebem as maiores reclamações. Muitos moradores se encontram insatisfeitos com a limpeza urbana, que ás vezes, acontece e por falta de fiscalização não dura muito tempo.  O prédio do antigo seminário que está abandonado, vêm tirando o sono de todos.

Segundo alguns moradores, não é de hoje que o serviço de limpeza das vias é precário e os garis nunca apareceram para fazer a varrição do local. Os próprios moradores, quando podem, cuidam das ruas em frente a suas residências, mas pessoas estranhas descartam lixo no bairro. 



O lixo acumulado em terrenos baldios e nas ruas de Esteio representa, na maioria das vezes, a falta de fiscalização e o descaso da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura de Esteio. Antigamente era coisa que acontecia somente em algumas vilas, mas agora, a novidade também chegou ao centro da cidade. A população não colabora com o Poder Público, que também não dá bom exemplo, abandonando a limpeza, até as áreas de terra e ou imóveis de sua propriedade e responsabilidade.

Crianças e adultos recolhem o lixo abandonado na via. Os cães buscam alimentos nos inúmeros lixões espalhados pela cidade, depois perambulam pelas ruas e avenidas. 

O lixo jogado no Parque Claret também representa o mau exemplo que está sendo copiado na maioria das ruas do Município. Até quando?



Lixo e cão morto na calçada da avenida Luiz Pasteur, em Esteio


O cientista francês Dr. Louis Pasteur entre as suas descobertas; destacamos a teoria dos germes, processo de pasteurização e desenvolvimento das vacinas. Se o  fundador do Instituto Pasteur , que foi fundado em 1888 pelo próprio Louis Pasteur, considerado atualmente um dos mais famosos centros de pesquisa da atualidade, descobrisse que em Esteio, no futuro uma avenida que é um depósito permante de lixo levaria o seu nome, em homenagem ao trabalho, dedicado a humanidade, certamente declinaria de tanta"honra".




Imagens do passeio público na Avenida Luiz Pasteur, no dia 27 de agosto de 2011, em Esteio.


Descartar lixo na via pública ou em terrenos baldios pode causar danos a coletividade e isso deveria ser ressarcido de alguma maneira aos cofres públicos.A Prefeitura de Esteio, para não deixar que a maioria das ruas  cidade continue virando um latão de lixo, tem que investir mais com campanhas de conscientização, com mais garis, veículos, máquinas e material para limpeza da cidade.
O lixo que está sendo jogado nas ruas entope bueiros que dificultam a vazão das águas das chuvas, sendo um dos motivos de enchentes que, além de poderem matar e contaminar pessoas,  destroem  casas, móveis e utensílios, lojas e mercadorias e veículos com grandes um prejuízos a toda população, direta ou indiretamente envolvidos com as enchentes.

Desta forma, a Prefeitura de Esteio deveria conscientizar notificar e multar, se for o caso, as pessoas folgadas, irresponsáveis e inconseqüentes que jogam lixo na via pública ou terrenos particulares, a fim de refletir sobre o ato de fazer de Esteio a sua lata de lixo e pagar pesadas multas. As câmeras de “segurança” que diariamente filmam as ruas do Município poderiam alertar a fiscalização e depois ser a prova do crime ambiental. É assim na maioria das cidades civilizadas, nos Países desenvolvidos.