quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Em Esteio as tampas pré moldadas de esgoto sanitário nos padrões CORSAN causam transtornos aos pedestres.





As tampas pré moldadas de concreto das redes coletoras de esgoto sanitário nos padrões CORSAN recentemente instaladas na cidade, já estão causando transtornos, principalmente  aos pedestres. A situação é delicada e começa a comprometer a imagem da empresa.

Na rede de esgoto sanitário de caixas de alvenaria com tampas de concreto padrão CORSAN, com tubulação de PVC, que conduz a rede de esgoto pública existente, existe uma tampa pré moldada que é facilmente danificada pelos pneus dos veículos por estar instalada nas calçadas e a maioria exatamente na rampa de acesso as garagens das residências.

A Administração Municipal de Esteio deveria encaminhará ofício à direção da CORSAN relacionando as ruas onde a empresa deve fazer reparos, em função dos problemas causados pela instalação da rede de esgoto cloacal. O documento deveria relatar as dificuldades que alguns moradores enfrentam causadas pela instalação de tampa da rede de esgoto cloacal na calçada em frente a sua residência ou empresa.

Bueiro: problema ainda sem solução em Esteio






Presentemente, em Esteio tem uma pequena obra que há vários anos tornou-se um problema que ainda permanece por resolver. A correta solução do problema, certamente deve estar esbarrando na falta de competência. Veja as nossas postagens nos anos anteriores, quando as obras iniciaram, pela primeiras vês e não deu certo.




Continua sem tampa desde 2009, bueiro no Bairro Três Portos, em Esteio






Algumas calçadas de Esteio são verdadeiras armadilhas para a população. No Bairro três Portos, por exemplo, tem um bueiro sem tampa desde 2009, com mais de um metro de profundidade, servindo como depósito de lixo e colocando em risco a vida de pessoas. 

A tampa de um bueiro da rede de esgoto, provavelmente foi furtada em 2009 (vejam as nossas postagens anteriores: 2009, 2010 e 2011) e até hoje ele continua aberto e sem tampa. O que mais impressiona os moradores do bairro é que o bueiro sem tampa fica no passeio público, próximo a uma passarela de pedestre, onde existe um ponto de ônibus.

É muito triste ver a nossa cidade tão largada. Esteio estava  sempre linda, há muitos anos atrás, é claro! Hoje é isso ai: buracos, lixo, descaso, bueiros abertos, praças mal cuidadas. Até quando?

Calçadas em Esteio não garantem acessibilidade os pedestres
















A população de Esteio convive, diariamente, com as precárias condições das nossas calçadas. Falta de acessibilidade, segurança e conforto, são os problemas que mais prejudicam a circulação dos pedestres.

As calçadas de Esteio deveriam facilitar acessibilidade para todos pedestres, principalmente as pessoas com necessidades especiais, com alguma deficiência, gestantes e idosos. A Municipalidade deveria padronizar das calçadas, visando à  mobilidade com segurança, conforme determina a nossa legislação.

As calçadas em Esteio deveriam possuir uma faixa de percurso seguro, plana, sem degraus, sem obstáculos e não escorregadia, e outra de serviço, com postes, orelhões, em fim, todo o mobiliário urbano. Nas calçadas, a faixa de serviço deveria ser marcada com piso diferenciado para que os portadores de deficiência visual identifiquem as áreas não seguras para caminhar.

Homem dormindo em frente ao prédio de um partido político vira curiosidade para quem passa pelo local






As vezes, quando pessoas passam pela calçada da Rua 24 de agosto se deparam com as seguintes cenas:  mendigos, andarilhos ou moradores de rua enrolados em cobertor ou sobre pedaços de papelão dormindo em frente a sede de um conceituado partido político.

“Bem, eu já mencionei que tem um mendigo ou bêbado dormindo em frente a sede do meu partido. É uma baita sacanagem, com o nosso governo e para a “cidade mais Humana”, né? Tive até dó do cara, mas que vá dormir em outro lugar, não ali”, disse um esteiense em contato com o clíck indiscreto do dia-a-dia. 

O maior problema, segundo ele, já foi relatado à prefeitura, porém quando um  morador de rua vai embora, sempre aparece outro. Nenhuma medida foi tomada para resolver definitivamente o problema. 

Imagino que deve ser difícil encontrar aqui pessoas que vivem desse jeito (abandonadas). Além disso, eles dormem até durante o dia, e isso certamente causa algum constrangimento  para os políticos. 

A Secretaria de Assistência Social deveria começar um trabalho para atender estas pessoas em Esteio. Uma equipe poderia fazer ronda noturna, pelo menos  três vezes por semana e no caso de encontrar alguém dormindo na rua, encaminhar para algumas entidade que oferece comida e pernoite, e depois orientar e auxiliar no que for necessário e possível.

Dormir na calçada na calçada é um problema nacional onde o Município de Esteio está bem representado. Várias tentativas para solucionar o problema, reuniões e fóruns foram realizados para tratar sobre o assunto, mas até hoje não se chegou a uma conclusão definitiva. 

Considerando que Esteio não tem casa de passagem, asilo, albergue e refeitório popular, quem sabe se um decreto do governo proibindo os moradores de rua  dormirem nas calçadas resolveria o problema?





Falta vagas para estacionar veículos da Secretaria Municipal de Saúde, em Esteio






Somente veículos de serviço público deveriam utilizar os estacionamentos da Prefeitura de Esteio. Os particulares deveriam ficar estacionados na via pública em locais permitidos, ou estacionamentos particulares pagos.

Carros oficiais (chapa branca) estacionam diariamente em fila dupla, local proibido, em cima da calçada, entrada de garagem,  no estacionamento da prefeitura, em local especial para idoso, nas imediações da Secretaria de Saúde do Município de Esteio. Enquanto isso acontece, ao lado do prédio da Secretaria existe um amplo estacionamento de propriedade do Município ocupado (gratuitamente) por diversos veículos particulares.

Por necessidade, em serviço e por falta de local para estacionar, os veículos oficiais são deixados sobre a calçada, em área onde é proibido estacionar, como na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, em frente à sede da Secretaria de Saúde, ao lado do Paço Municipal Clodovino Soares, sede da Prefeitura de Esteio. O fato de os carros serem oficiais, certamente não os livra de cumprir a legislação de trânsito, mas parece que muitas autoridades fazem “vistas grossas”, ou seja, fingem que não estão vendo algo que está errado, quando o assunto envolve veículo “chapa branca”.

Nos últimos anos, falta de vagas para estacionar em Esteio, especialmente no centro da cidade, é um problema que está afetando o dia-a-dia da população. O maior problema é quando quem deveria dar o melhor exemplo, ignora as leis. É incompreensível o comportamento de algumas autoridades que estacionam veículos oficiais em locais proibidos, mesmo sem nenhuma emergência de atendimento.

Defronte a Secretaria Municipal de Saúde de Esteio é bem comum encontrar veículos em vagas destinadas aos idosos, ou ainda sobre a calçada, como mostra as fotos do clíck indiscreto, inclusive em postagens anteriores.

De acordo com o Código Nacional de Trânsito, veículos oficiais só podem usar essas vagas especiais com a sirene ligada, o que indica que eles estão atendendo uma ocorrência.

Prefeito Gilmar Rinaldi participa de audiências em Brasília

O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, voltou, na tarde desta quinta-feira (29) de Brasília, onde participou de audiências nos ministérios do Transporte, da Educação e da Saúde. O chefe do executivo esteiense esteve na Capital Federal em busca de apoio para importantes projetos para a cidade e região.

Na quarta-feira (28) pela manhã,Gilmar foi recebido pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Do encontro, participaram também os prefeitos de Sapucaia do Sul e de Canoas, Vilmar Ballin e Jairo Jorge, respectivamente, o deputado federal Ronaldo Zulke e o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato. Na reunião, foi reivindicado ao Ministério que as obras da BR-448, que está sendo construída entre Sapucaia do Sul e Porto Alegre, não sejam interrompidas. “O ministro nos garantiu que a Rodovia do Parque vai seguir e que será montada uma força-tarefa para resolvermos a questão das famílias que precisam ser assentadas em Canoas para a continuação da estrada”, comentou Gilmar.

No mesmo dia, o prefeito esteiense foi recebido no Ministério da Saúde pelo chefe de Gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde, Itajaí Oliveira de Albuquerque. Gilmar recebeu uma boa notícia no encontro: o projeto de implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em Esteio será aprovado ainda em outubro e poderá entrar em licitação.

Nesta quinta-feira (29), o prefeito foi ao Ministério da Educação encontrar-se com o titular da pasta, Fernando Haddad, e pelo secretário de Educação Profissional, Elieser Moreira Pacheco. Acompanhado do deputado federal Ronaldo Zulke, Gilmar entregou uma carta assinada pelo Comitê Pró-Escola Técnica de Esteio, reivindicando a implantação, na cidade, de cursos profissionalizantes.
(Fonte: Comunicação Esteio)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Seres humanos "vivendo" no lixo, o cartão de visita de Esteio.


O clíck indiscreto do dia-a-dia continua atento a esse quadro lamentável de seres humanos abandonados pelo Poder Público, “vivendo” no meio do lixo em situação de risco. Certamente que a população esteiense espera que medidas urgentes sejam adotadas.










Um dos principais acessos a cidade de Esteio está se formando um lixão, e o que é pior... com pessoas “vivendo” no lixo.

O programa jornalístico de maior audiência da Rádio Gaúcha, o “Gaúcha Hoje”, através do seu apresentador Antonio Carlos Macedo, alertou os ouvistes da emissora, hoje (27), para a grande quantidade de lixo descartado no acostamento da BR 116, imediações da Vila Pedreira, em Esteio.

A notícia do “Gaúcha Hoje” para os moradores da Vila Pedreira não foi novidade, mas de grande repercussão para os motoristas que trafegam pela rodovia e para a maioria da população esteiense ligada no rádio.

O clíck indiscreto do dia-a-dia foi conferir e flagrou um casal dormindo no meio do lixo sob o viaduto da BR116, acesso ao Município de Esteio, defronte ao Parque Internacional de Exposições Assis Brasil – Expointer. O clíck das câmeras mostra o quanto a Administração Municipal da "cidade mais humana" faz pouco caso, relaxa as suas atribuições, sem se preocupar com as consequências negativas para a saúde pública, provocadas pelo acúmulo de lixo.


Esteio é uma cidade que poderia ser exemplo da preservação da natureza, ainda mais por aspirar à condição de ”Cidade mais humana”, mas infelizmente a população costuma transferir a responsabilidade das suas ações para o Poder Público.





Quem chega e quem sai de Esteio pela rodovia BR 116 que dá acesso à Esteio também se depara com o lixo bem na entrada da cidade, poucos metros após a entrada da Vila Pedreira e próximo ao portão principal da fábrica de cimento Votaram.



A mim me parece que em Esteio está começando a ficar impossível salvar o meio ambiente se a população não faz a sua parte, simplesmente descartando o lixo em um lugar adequado, o Poder Público não realiza campanhas educativas, não fiscaliza e também não multa ninguém.




Os moradores da Vila Pedreira (os que não jogam lixo na via) reclamam da grande quantidade de lixo jogado na BR 116 e pedem que a prefeitura instale uma caçamba no local ou faça a limpeza periodicamente.

 

Durante o período da Expointer Tudo está bem limpinho, mas antes e depois da feira o lixo e o mau cheiro recebem turistas em Esteio. Este é o nosso triste cartão de visita que temos para dar aos visitantes.



Segundo alguns esteiense, o lixo já é marca registrada da Administração Municipal e está por todos os lados do nosso Município, outros enfatizam o abandono das áreas de praças e outras áreas de laser.




As Secretarias de Meio Ambiente, Limpeza Urbana e aAsistência Social  da Prefeitura Municipal de Esteio deveriam se preocupar com as pessoas que “vivem” no lixão que toma conta das imediações de um importante ponto turístico do nosso Município e do acostamento da BR 116. O local recebe  uma vêz por ano, durante o período da Expointer, os cuidados da prefeitura, mas depois tudo volta como dantes no quartel de Abrantes.